O treino de Karaté pode ser dividido em três partes principais:
Kihon, Kata e Kumite.
Kihon:
Os fundamentos técnicos do karaté são passados aos alunos através dos treinamentos de kihon, porém, no início, tais princípios eram repassados por intermédio dos kata. É no kihon que o praticante irá desenvolver todo o seu potencial para a arte marcial, bem como preparar o seu corpo para as agruras que virão com o passar dos anos de treino.
É também no kihon que o praticante desenvolve o espírito de karatê, pois este é o momento onde os princípios do dojo-kun são postos à prova real e o corpo irá padecer caso o espírito seja fraco ou o desejo de ser karateca não seja verdadeiro. O caminho do karate é vislumbrado pela primeira vez durante os exercícios de kihon e o sentimento de dever cumprido se manifesta com maior intensidade, mesmo quando o corpo está exausto e quase sem forças para andar.
O kihon é uma prática que deve ser feita e desenvolvida para que o karateca aprenda a controlar seus ataques e defesas, pois a partir de um momento aonde se encontra o verdadeiro objetivo do karatê o karateca se transforma em uma arma, tanto suas mãos como seus pés servem de pedra e elástico e seu cotovelos e joelhos servem como rochas que esmagam e sua respiração serve como água, pois a água absorve qualquer ataque. Sabendo controlar sua respiração sua defesa será imbatível e seus ataques mortais.
Kata:
Os kata são a essência do estilo de karate, neles estão contidas as técnicas de grandes mestres. Cada kata representa uma situação diferente pela qual o karateca esta passando. Sendo que os kata só terão o seu significado realmente compreendido por aquele que os pratica com maior frequência.
Um grande mestre do passado disse que um kata só deve ser mostrado a outros quando ele for praticado 10.000 vezes, com uma prática dessa quantidade pode realmente alcançar o real significado de cada técnica contida no kata e não a simples ordenação dos movimentos, pois o kata não deve ser repetido e sim vivido, deve-se incorporar a situação para que ele possa vir a ter um proveito real para o praticante.
Kumite:
Kumite significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas do karate diante de um adversário real. Seu objetivo é demonstrar a efetividade tanto das técnicas de ataque como de defesa.
Os pontos importantes a se observar no trabalho do Kumite são a distância, a velocidade, a reação, a antecipação, o controle e a correta aplicação de ataque e defesa.
O kumite permite desenvolver a tática e a estratégia e seu aprendizado é progressivo.